Topo
 
 
 
 
 
 
 
Programação
 
Eventos Culturais
 
 
Organização
 
Divulgue o ENEDS
 
 
 
 
 
Realização
 
 
 
 
Apoio
 
   
 
   
 
 
 
 
 

menu

I Encontro de Engenharia e Desenvolvimento Social

O Encontro “Engenharia e Desenvolvimento Social – elaboração, monitoramento e avaliação de projetos solidários” foi realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2004, no Auditório André Rebouças, sala D-220, Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Evento fez parte da comemoração dos 130 anos da Escola Politécnica e buscou: promover o debate sobre o papel do engenheiro no desenvolvimento nacional; propiciar o intercâmbio entre as experiências de projetos de engenharia em programas de geração de emprego e renda e promoção dos direitos humanos; fomentar a discussão sobre metodologias e ferramentas na elaboração, monitoramento e avaliação de projetos; e explicitar o papel desses projetos na formação do engenheiro, na dimensão de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Foram apresentados 25 artigos, 12 em apresentação oral e 13 em painel, que apresentavam trabalhos nos quais a engenharia era utilizada em prol do desenvolvimento social. Além de trabalhos da UFRJ, que compuseram maioria, também foram enviados trabalhos da UFF, UERJ, UFMG, UNIFEI (MG), UNIBAN (SP). O Encontro teve um total de 209 participantes, que se inscreveram mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.

O alimento arrecadado foi doado para a Creche Cléia Santos de Oliveira no Complexo da Maré (Comunidade de Nova Holanda). Nessa ocasião, os alimentos arrecadados pela Semana Fluxo Consultoria também foram doados, totalizando 500 kilos de alimentos. Um termo de compromisso foi assinado por: Fábio Douglas Brito Almeida (Diretor Presidente da Creche Nova Holanda), Sidney Lianza (Coordenador Geral do SOLTEC/UFRJ) e Bianca Farah de Abreu (Gerência de RH da Fluxo Consultoria).

 

 

 

Todos os direitos reservados © 2006 - SOLTEC